Achei Montador dá dicas para as mães garantirem a segurança quando for mobiliar o quarto do seu bebê!

Decorar o quarto de bebê é um momento para construir memórias, pois marca o início de uma nova fase da família, porém é uma tarefa que exige planejamento. A segurança do bebê deve ser uma das principais preocupações dos pais na hora de decorar o quarto. Afinal, são pequenos pontos que podem se tornar um grande perigo para a criança.

A atenção dos pais deve ser redobrada na hora de escolher os móveis para o quarto do seu bebê. Os móveis feitos com materiais de baixo custo, simples de montar, economicamente viáveis e entregues em pouco tempo parecem ser a solução perfeita para algumas pessoas. No entanto, esta situação leva a acidentes com mais frequência do que se imagina.

Todos os anos, centenas de acidentes dentro de casa acontecem em todo o mundo. No Brasil, cerca de oito crianças morrem e 288 são internadas – todos os dias – em decorrência de acidentes domésticos, de acordo com dados do Instituto Bem Cuidar, responsável pela continuidade da ONG Criança Segura.

Isso ocorre principalmente com móveis mal montados ou mal planejados. Segundo Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montador, e-commerce pioneiro em montagem de móveis e serviços, é comum ver pessoas que não estão qualificadas montando móveis ou lojas vendendo móveis que não oferecem a qualidade necessária para dar segurança aos clientes. “Nós observamos que muitos móveis não têm a estruturação adequada, como a profundidade necessária para o móvel não tombar, ou não foi montado de forma correta para garantir o suporte necessário para guardar os objetos”, explica.

Escalar os móveis é um grande perigo para as crianças. Segundo um levantamento feito pelo Inmetro, 93% das pessoas afirmaram já terem visto ou tomado conhecimento de casos de crianças escalando móveis. Entre esses, 77% afirmaram saber de casos de crianças que sofreram acidentes porque o móvel ou a TV tombou sobre elas. Para garantir a segurança das crianças, confira algumas dicas para levar em consideração quando for montar o quarto do bebê:

  • Escolha uma poltrona de amamentação confortável e com apoio de braços para o dia a dia;

  • Os berços não devem ter pontas, devem ser redondos e, se forem de madeira, ter um acabamento que não permita o levantamento de farpas;

  • Evite usar berço com grade móvel, pela falta de estabilidade;

  • O berço deve ser bem montado, ter grades resistentes e não ter parafusos soltos ou superfícies que possam machucar o bebê. Contrate profissionais para a montagem;

  • Cuidado com móveis instáveis que podem tombar, opte por fixá-los na parede ou contratar um profissional para montá-los com segurança.