As crianças estão correndo risco - Móveis Mortais

Todos os anos, ocorrem diversos acidentes infantis em todo o mundo, incluindo acidentes fatais quando se trata de móveis, como guarda-roupa, que pode despencar se não for montado corretamente. Segundo o Instituto Bem Cuidar, que administra a ONG Criança Segura Continuidade, cerca de oito crianças morrem em acidentes domésticos todos os dias no Brasil e 288 são hospitalizadas. Várias delas foram causadas por móveis ou eletrodomésticos tombados.
 
Há alguns anos, uma série chamada Broken (Desserviço ao Consumidor) foi lançada com quatro episódios (Netflix). Móveis mortais é o terceiro episódio da série e aborda um tema extremamente importante, porém pouco comentado na indústria moveleira. As empresas que optam por um serviço rápido e com menos investimento, infelizmente não percebem que isso pode ser fatal.

Móveis feitos com materiais de baixo custo, simples de montar, economicamente viáveis e entregues em pouco tempo parecem ser a solução perfeita para algumas pessoas. No entanto, esta situação leva a acidentes com mais frequência do que se imagina. Nos EUA, uma criança morre a cada duas semanas e uma criança é ferida a cada 24 minutos por queda de móveis ou de uma TV, de acordo com um comunicado do Conselho Americano de Segurança.

O problema é tão generalizado que todos os anos o Inmetro participa de uma campanha global para alertar sobre os perigos. Essa situação faz com que nós da Achei Montador reflitamos sobre o empenho dos profissionais em indicar móveis prontos mal projetados, bem como em outras situações que podem levar a quedas, asfixia ou envenenamento e podem ser evitadas com nosso conhecimento técnico.
“O mercado moveleiro deixou de oferecer montagens exclusivas nas vendas, deixando os consumidores perdidos e sem saber onde alugar. Mas nada substitui profissionais que sabem garantir segurança e qualidade. Só assim seus móveis podem ser instalados corretamente, e não há risco de tombamento acabou.” Destaca Geraldo Rigoni, CEO e fundador da Achei Montador.

Escalar os móveis é um grande perigo para as crianças. Segundo um levantamento feito pelo Inmetro, 93% das pessoas afirmaram já terem visto ou tomado conhecimento de casos de crianças escalando móveis. Entre esses, 77% afirmaram saber de casos de crianças que sofreram acidentes porque o móvel ou a TV tombou sobre elas. Para garantir a segurança das crianças, o especialista  Geraldo Rigoni dá algumas dicas:

  1. Nunca monte os móveis sozinho ou contrate pessoas sem experiência;
  2.  Compre móveis de qualidade e de marcas confiáveis;
  3. Se puder, fixe na parede ou no chão móveis que correm o risco de tombar;
  4. Sempre siga as instruções do fabricante para garantir o manuseio correto;
  5. Use travas de segurança para evitar que as gavetas sejam usadas de degraus pelas crianças.

Nossos profissionais são altamente qualificados, pois passam por inúmeros treinamentos técnicos e comportamentais antes de serem designados para esta posição. Nos destacamos pelo nosso pioneirismo e inovação, além de uma comunicação mais próxima com os clientes e a nossa agilidade e segurança.