Saiba como identificar os móveis de madeira de má qualidade

Todos os anos, centenas de acidentes dentro de casa acontecem em todo o mundo. No Brasil, cerca de oito crianças morrem e 288 são internadas – todos os dias – em decorrência de acidentes domésticos, de acordo com dados do Instituto Bem Cuidar, responsável pela continuidade da ONG Criança Segura.

Isso ocorre principalmente com móveis mal montados ou mal planejados. Segundo Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montador, e-commerce pioneiro em montagem de móveis e serviços, é comum ver pessoas que não estão qualificadas montando móveis ou lojas vendendo móveis que não oferecem a qualidade necessária para dar segurança aos clientes. “Nós observamos que muitos móveis não têm a estruturação adequada, como a profundidade necessária para o móvel não tombar, ou não foi montado de forma correta para garantir o suporte necessário para guardar os objetos”, explica.

Tipos de madeiras

A qualidade é muito importante, e por isso que os móveis feitos com madeira maciça, geralmente são mais caros que os móveis feitos de MDF, por exemplo. O tipo de madeira pode intervir bastante, na durabilidade das peças. Caso você necessite de um móvel resistente e que dure por anos, prefira os que são feitos com madeira sólida.

Verifique o acabamento

Verifique o acabamento dos cantos e extremidades. O correto seria que ao invés de pregos e cola, você encontre caixilhos de madeira, que podem aguentar mais peso. Boas junções também podem ter cavilhas ou parafusos, porém nunca devem ser grampeadas. Qualquer cola utilizada não deve ser exibida fora da junta.

Função do móvel

Avalie a função que o móvel terá no dia a dia. A ideia de que existe um material mais nobre, cujo cenário certo seria que de que fossem feitos todos os móveis de casa, mas isso é mentira. Assim, há pontos superficiais ao móvel que precisam ser levados em consideração e que podem fazer toda a diferença no seu custo-benefício.

Móveis firmes

Um bom móvel não balança, não se inclina para um lado, não tem folgas ou desníveis. Teste cadeiras, mesas e prateleiras. Veja se estão firmes na superfície, se têm boa resistência sem ceder. Também é importante ficar atento às partes que compõem os móveis, como puxadores, parafusos e pregos.

Móveis feitos de madeira de baixa qualidade parecem muito uniformes e muito elegantes porque são feitos de uma combinação de diferentes tipos de madeira. Nestes casos, é necessário um tratamento de superfície para dar à peça a mesma aparência do todo. Móveis feitos de madeira maciça, por outro lado, podem desenvolver alterações de cor devido a mudanças na própria matéria-prima – escolha-os se estiver procurando algo mais forte e durável