Dicas para remover as manchas dos seus móveis de madeira​

Se você tem móveis de madeira em casa sabe como é difícil mantê-los intactos, e certamente já deixou um copo d’água, panela quente, acetona, gordura, refrigerante em cima e ele ficou manchado.

Como a madeira é um material com poros, os resíduos podem se infiltrar com mais facilidade, criando as temidas manchas. Se isso aconteceu com você recentemente ou se a mancha for mais velha, saiba que tem uma solução muito simples de removê-la.
Confira!

Mancha de água

O método mais fácil e eficaz é aplicar óleo de peroba na mancha com um pano bem macio. Aguarde secar e, em seguida, encere ou lustre os móveis como de costume. Você também pode misturar creme dental branco (sem gel) com bicarbonato de sódio. Aplique na mancha e deixe agir por alguns minutos. Remova o produto, seque e encere os móveis como de costume.

Mancha de calor

Essa é a mancha mais difícil de consertar, e a solução é utilizar uma lixa para reparar o dano. Quando for uma queimadura pequena, toda madeira queimada deve ser bem lixada com uma lixa fina, sempre no sentido das fibras da madeira. Se for madeira natural, pinte a áreas afetadas com a mesma tinta ou verniz do móvel. Se o dano for profundo. Em seguida, lixe toda a superfície para torná-la uniforme.

Mancha de óleo

Uma boa dica é colocar um pano levemente úmido sobre a mancha e passar o ferro sobre o pano várias vezes para tirar a mancha. Em seguida, basta dar bastante polimento à superfície para que os móveis fiquem com uma ótima aparência novamente.

Dica extra

Em bancadas de madeira, o ideal é usar suportes para panelas e tábuas para evitar muito contato com o produto manchado. Se você derramar algo, não deixe por muito tempo, como durante a noite.
Outra dica é manter os móveis vedados ou envernizados longe da luz do sol. A exposição à luz solar mancha mais facilmente do que os líquidos, e quando um móvel está perto de uma janela e apenas uma parte dela é exposta à luz solar, apenas essa parte escurece.