Importância de montadores e instaladores qualificados

A profissão de montador e instalador existe há décadas, para garantir que os produtos sejam montados e instalados adequadamente, assegurando beleza e preservação, tanto do móvel e do eletrodomésticos, como dos consumidores. São os profissionais, qualificados e com experiência, que entenderão qual a melhor maneira de montar e instalar um móvel ou eletrodoméstico sem arranhões, amassados e sem que desmontem conforme o uso, conservando o produto por mais tempo.

“A grande maioria dos profissionais hoje no mercado de montagem de móveis começou sem ter um nível técnico. Foram os trabalhos do dia a dia que tornaram profissionais experientes. Mas hoje, já é possível encontrar vídeos, palestras e tecnologias que os ajudam para serem mais qualificados e acompanharem as necessidades e tecnologias do mercado”, explica Geraldo Rigoni, CEO da Achei Montador, e-commerce pioneiro em montagem de móveis e serviços.

Apesar de parecer fácil, não é recomendado que pessoas leigas realizem este serviço. Além de danificar os materiais, há riscos sérios de acidentes com crianças e idosos. No Brasil, todos os dias, cerca de oito crianças morrem e 288 são internadas em decorrência de acidentes domésticos, de acordo com dados do Instituto Bem Cuidar, responsável pela continuidade da ONG Criança Segura. E muitos deles são causados por quedas de mobiliários e eletrodomésticos.

Segundo um levantamento feito pelo Inmetro, 93% das pessoas afirmaram já terem visto ou tomado conhecimento de casos de crianças escalando móveis. Entre esses, 77% afirmaram saber de casos de crianças que sofreram acidentes porque o móvel ou a TV tombou sobre elas. O levantamento revela, ainda, serem bastante elevados os percentuais de lesões leves em decorrência de tombamento de móveis ou TV (43,1%) e de lesões graves ou fatais (21,2%).

Nos EUA, o número é ainda maior. A cada 17 minutos, uma pessoa é ferida por queda de móveis e, de acordo com Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, a cada duas semanas, uma criança morre em decorrência de acidentes com mobiliário. Entre as principais causas, está a montagem errada ou malfeita dos móveis. “O consumidor vê o manual de montagem e acha que é simples, mas não é tanto assim. A montagem errada, além de poder estragar sua mobília, ainda pode oferecer riscos de desmontagem e tombamentos”, explica Geraldo Rigoni, CEO e fundador da Achei Montador, e-commerce especializado em montagem de móveis.

“Pessoas que não conhecem a técnica de montagem podem negligenciar a estrutura e a forma adequada de montagem, tornando o móvel instável e capaz de tombar com o uso diário”, explica Geraldo.

Outro ponto importante é a garantia do serviço. Escolher um profissional experiente atrelado à uma empresa assegura que a montagem será feita utilizando todas as técnicas e ferramentas necessárias, além da testagem no final da montagem e responsabilidade por qualquer dano aos materiais.

“O montador de móveis é um profissional como qualquer outro, que precisa entregar um serviço de qualidade. E como garantir este serviço? Procurando profissionais atrelados a uma empresa séria, que emite notas fiscais e garantias nos serviços prestados. É preciso se atentar ao profissional que está contratando e sempre optar pelo serviço de companhias conhecidas no mercado”, completa o CEO.